Quem sou eu

Minha foto
Belem, PARÁ, Brazil
Graduado em Historia.

sábado, 27 de agosto de 2011

A "MADRASTA" SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ



Dialogaremos sobre o fato ocorrido em Belém do Pará do dia 2 de agosto de 2011, em que uma paciente em trabalho de parto sai de sua casa com dores e se dirige ate Santa Casa com seu esposo e não é atendida no horário das quatro hora da manhã. Os dois fazem uma peregrinação em vários hospitais, alem do apoio do copo de bombeiro que foi abrigado a fazer a retirada do primeiro bebê que conforme declaração da medica e laudo já estava morto. O fato se estende na mídia que tira proveito da situação que tem interesses em apenas vender a desgraça dos pais como um produto, mas essa própria mídia não fez em nem um momento menção de irresponsabilidade do atual governador. Ma este gestor tentou resolver este caso como se fosse de policia, retirando sua responsabilidade e instalando de imediato o concilio “inquisitivo” com a caça as bruxas, mas o caso vem se desmascarando e se esclarecendo de quem de fato é a responsabilidade deste ato que é apenas mais um , de tantos.
É, agora a culpa é da médica, e pessoas contaminadas com o clamor publico que teve este fato na capital paraense, devido a importância que a mídia, não que tenha sido insiguinificante, mas porque inverteu o papel da culpa, fechando os olhos da população que queria fazer justiça com suas próprias, inclusive conclamando o governador Jatene de bom, por ter imediato exonerado todo mundo. Que bonitinho governador, manda construir um grande hospital para atendimento já em fase de doença, ai sim, constrói UNIDADES PREVENTIVAS DE SAUDE, com parceria com gestores municipais, para evitar que a população tenha acesso a saúde preventiva, pois foi isso que faltou a esta mãe.
Infelizmente alguns não sabem ou já esqueceram, ou não querem mas saber, ou não querem lembrar que o início da campanha do atual governado (Jatene) foi provocando reportagem de descaso da Santa casa do governo anterior.
A santa Casa já não tem condições de atender tanta gente. Esta entidade foi fundada no dia 24 de fevereiro de 1650. A princípio, a igreja e o albergue eram de taipa e pilão e se localizavam na antiga Rua Santo Antônio dos Capuchos com o Largo da Misericórdia, hoje, Praça Barão de Guajará, onde está o iminente prédio da loja Paris n` América. No dias 15 de agosto de 1900, presidido pelo Governador José Paes de Carvalho, presentes o Intendente Sen. Antônio José Lemos, o Bispo Diocesano D. Castilho Brandão, membros do conselho Administrativo, outras autoridades e mordomos, foi inaugurado o belo e novo Hospital de Caridade, à Rua Oliveira Belo, bairro do Umarizal, nesta cidade. Seu governador este prédio ainda mantém as mesmas características da transição de monarquia à republica tempo que a população não passava de 200 mil habitantes, agora a população de Belém já ultrapassa de 1.200,000. Apesar de mais de cem anos, mas parece que os políticos da época sabiam se confraternizar ou se tolerar mais, pelo menos é o que prova no ato solene (acima).
Imaginem a pressão da população sobre aqueles funcionários que na verdade são eles que sofrem na pele, e quem deveria sentir era estes "emboabas" governantes. Infelizmente o pai estava sobre efeito emocional quando declarou: que o governador é um homem bom, portanto fez justiça, ou seja, exonerou todos e mandou prender a médicam que nao horou o seu juaramento de hopocrates, engraçado, testemunhamos uma senhora estremamente religiosa, falando sobre este ritual, mas depois ela falou que o ato da medica é flta de Deus, sera que esta senhora sabe que o juramento de hipócrates é em nome dos deuses politeistas, ou seja, da mitologia grega, é o senso comum. É governador foste "inteligente", usaste a lei de HAMURABI - "olho por olho, dente por dente", punições sumárias, jogaste logo os “cristão as feras”, para que o povo se sacie da carnificina humana - O teu único gesto foi baixar o polegar para satisfazer a vil mídia que corre atrás de notícias horríveis como o diabo corre atrás de pecadores, caso não encontre fará de tudo para que alguém peque.
O governador mandou logo um emissário cooptar o pai, como já disse Maquiavel: tira tudo de um súdito: pais, filhos, esposa, mas não tira seu dinheiro, e queira ou não, vocês sabem a "arte" da imoral política, então funcionou o "maquiavélico".
Arranjou um culpado para a irresponsabilidade com o povo, foi fácil ne? Foi só responsabilizar a médica Cynthia Lins que estava dando aula na Santa Casa, mas mesmo assim foi ver o paciente, apesar de não ter a sua disposição os equipamentos técnicos. O próprio secretário de Saúde Pública do Pará, Helio Franco, reconheceu, em nota, a superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A senhora Maria do Carmo Lobato, presidente do hospital que foi afastada do cargo, disse que “a superlotação enfrentada pela maternidade da Santa Casa tem origem em vários problemas, como falta de área de pré-natal adequada, gestação de risco e falta de assistência aos recém-nascidos prematuros e com afecções congênitas, além da regulação de leitos nos municípios”.
 O governador tratou o caso de saúde pública como trata qualquer tirano, déspota esclarecido e ditador, com o aparelho repressivo do Estado. Devolvo-lhe senhor governador como povo, com o mesmo sorriso irônico do seu parceiro e senador Mário Couto - qua, qua, qua, qua! qua, qua, qua, qua! Falar nisso, jogo do bicho ainda é contravenção?!
O fato - No dia 23 de agosto o pai e a esposa (Vanessa Santos) sai da sua casa em outeiro em busca de socorro, em que a sua mulher estava sentindo dores de parto apesar de prematuro (sete meses). Chegaram as 04 hora da manhã na santa Casa, sendo que os porteiros informaram que não poderiam atender por não ter vaga, orientação administrativa, então o casal recorreu ao Hospital das Clinicas que lhe negou atendimento, o pai recorreu ao atendimento do bombeiro que lhes atendeu e definiu que deveria retornar a santa Casa por volta das 08: 00h, ao chegar no portão a mesma desculpa não pode entrar por determinação administrativa, sendo que a quantidade de leito da UTI (incubadora) é de 100 e já estamos com 124 crianças, ou seja, extrapolou o limite. Neste momento a criança começa a sair da barriga da mãe, ainda dentro da viatura do Bombeiro.
Neste mesmo dia a médica obstetra ginecologista especialista em mastologista Dr. Cynthia Lins estava na Santa Casa, mas como professora da UFPA atendendo seus alunos acadêmicos de medicina como é de práxis pelo convenio que esta instituição tem com a Santa Casa de Misericórdia do Pará. O plantonista não era ela, apesar de Cynthia ser funcionaria desta casa, mas outro. Mesmo assim esta médica percebe o movimento e desespero do pai, vai ate o portão e atende a paciente e a recolhe ate ao atendimento de urgência e emergência e faz o parto da segunda criança já sem vida, conforme que esta declara na imprensa. A médica esclarece ao pai, este aceita o fato do falecimento, mas não se conforma com a falta de atendimento que poderia vir a fatalizar o fim da vida da sua esposa. Os socorristas bombeiros ligam para a oficial superior de dia, e esta lhes aconselha que conduza o corpo médico e demais ate a delegacia. O bombeiro mais antigo da voz de prisão a médica que devera esclarecer a provável omissão de socorro. A doutora aguarda apoio jurídico e vai ate a delegacia do comercio.
A imprensa paraense chega ao local e como urubu em cima de carniça incita o pai e marido, e o tumulto se generaliza, agora o esposo passa a chamar a doutora Cynthia de criminosa. Fato virou um produto de primeira grandeza para a mídia, inclusive a rede globo manda repórter imediatamente para Belém. O jornal Nacional anuncia que: “foram três horas e 20 minutos voando do Rio a Belém. A equipe do JN no Ar pousou no início da madrugada e foi direto para a Santa Casa. O atendimento parecia rápido e eficiente. A equipe encontrou Maria de Nazaré, de 16 anos, grávida de sete meses que sentiu dor, procurou ajuda e foi atendida. “O médico disse que o bebê está bem”, disse Maria de Nazaré. É uma situação completamente diferente desta terça-feira (23), quando Wanessa Santos, grávida de gêmeos e passando mal, também procurou socorro com o marido”.
Mas de quem é a culpa?- A presidente Maria do Carmo Lobato, depois de afastada do cargo assume que a santa Casa não tinha condições de atendimento, por motivos já citados acima, assim como a declaração do secretario de saúde SESPA. Vários funcionários e usuários confirmam que o hospital vinha fechando e abrindo o portão para este atendimento, dependendo se tivesse ou não no momento vaga. A questão é, porque tinha que ser o porteiro que fazia a triagem do paciente. A Constituição Federal de 1988, artigo 196, Lei Orgânica da Saúde (LOS), Lei nº 8.080/1990 11- Lei nº 8.142/1990 11, proclama direitos e determina que: - "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação
O fato é que o governo do Estado Pará recebe verba do SUS, para manutenção de serviços de atenção básica, ou seja, independente do paciente esta de parto ou não deveriam atender a Vanessa para o atendimento de atenção básica, e não deixar o serviço de segurança diagnosticá-la como aconteceu, agora só falta o governador mandar demitir o porteiro da empresa privada, ate porque vários já foram, como tática de eliminação. Outro erro foi do corpo de bombeiro que deveria imediatamente ligar para a central de leito, não ficar perambulando com a paciente e usar de abuso de autoridade, caso não resolvesse, a oficial de dia ligaria para o seu comandante que com status de secretario, faria contato de imediato com o secretario de Saúde do Estado, pois é assim que eles fazem quando é uma pessoa da estirpe deles; e para aumentar os erros o bombeiro declarou que percebeu batimentos vitais dos bebês, como assim, já não estava morto?! Pois foi justamente este o achismo que levou o socorrista bombeiro a ligar para a sua superior hierárquica que   lhe determinou a prisão em flagrante, pois é mais uma que vai entrar na "quarta parte, justiça e disciplina" (punida), depois que a justiça pedir a cabeça dos socorristas bombeiro este vai sem duvida dizer que apenas cumpriu ordem da sua chefa, entao vao quebrar o sigilo telefônico ou de comunicação de rádio. Então só vai restar a oficial de dia,  que provavelmente vai declarar que viu e oviu na rede globo que médico que se negasse a atendimento a paciente este podeira ser preso em flagrante. É minha amiga oficial o problema é que tem procedimentos tecnicos e cientificos que só o médico sabe, então pensa em outra descupa, inclusive ue o governador contrate médico para estarem nas viaturas. 
Ma se tudo estivesse funcionando dentro de um planejamento, nada disso seria necessário, ou seja, tudo seria previsível, inclusive evitado o falecimento das crianças que já estavam em óbitos na barriga da mãe. Mas as coisas aconteceram injustamente como tem que findar quando não se tem políticas públicas, funcionários públicos presos.
Reflitamos que o problema é de gestão, e problema de gestão é caso de descaso político com a saúde pública. Então senhores este caso tem que ser tratado realmente com policia, inclusive a própria Policia Federal, já se fomenta sua investigação na não integridade dos recursos públicos para estes fins, saúde. As injustiças são tantas com a degradação que vem sofrendo a materna mamãe Santa Casa de Misericórdia de “madrasta”, por não fazer o parto dos seus filhos paraenses, e que ultimamente tantos vem morrendo nos seus leitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário