Quem sou eu

Minha foto
Belem, PARÁ, Brazil
Graduado em Historia.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COLEÇÃO HISTÓRIA DA ÁFRICA


Coleção da UNESCO História Geral da África é lançada no Pará
Fora lançado no estado do Pará no dia 21 de junho pela UNESCO no Brasil e do Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Pará, com apoio do Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA), Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA), SEDUC/PA, Casa Brasil-África (UFPA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Coordenação das Comunidades Quilombolas do Estado do Pará (Malungu). O lançamento da coleção de livvros que fala sobre a história da áfrica.
O Pará, terceiro estado em população negra do país, recebeu o lançamento da edição em português da Coleção da UNESCO História Geral da África representando toda a Região Norte.
O evento aconteceu em Belém, vários especialistas paraenses e de outros estados, autoridades nacionais e locais, pesquisadores e estudantes se reunirão no Centro de Convenções Benedito Nunes, para debater assuntos relacionados à história e cultura africana no estado.
Entre os temas que foram debatidos: a implementação e a inserção do ensino de história da África e cultura africana e afro-brasileira nos currículos dos diferentes níveis da educação básica do estado e a identidade e resistência quilombola no Pará, que conta com pelo menos 240 comunidades remanescentes de quilombos.
A coleção em português, editada pela UNESCO, financiada pelo Ministério da Educação e com coordenação técnica da Universidade Federal de São Carlos e da UNESCO, contribui para a disseminação de um novo olhar sobre a cultura e a história africanas na sociedade brasileira, e também, para a transformação das relações étnico-raciais no país. Sua disponibilização em língua portuguesa integra uma estratégia para a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história da África e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas de educação básica brasileiras. Para que se possa emplemantar a lei citada se formalizou através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (LEIA) e o Plano Nacional de Implementação das diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (LEIA).
Diagnósticos realizados pela representação da UNESCO no Brasil, MEC, e organizações da sociedade civil e seus parceiros mostram que essa implementação ainda é incipiente no país, especialmente em decorrência da ausência de material pedagógico qualificado para subsidiar a formação de docentes.
Estiveram presente no encontro Kabengele Munanga, doutor em Antropologia Social e diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo; Valter Roberto Silvério, coordenador técnico da edição em português da Coleção da UNESCO História Geral da África e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos; e Zélia Amador de Deus, doutora em Ciências Sociais, integrante do Grupo de Estudos Afro-amazônico da Universidade Federal do Pará e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.
A iniciativa integra o programa Brasil-África: Histórias Cruzadas da UNESCO, que tem como princípio promover o conhecimento e o reconhecimento da importância da interseção da história africana com a brasileira. O objetivo é contribuir para a construção e a afirmação da identidade nacional e para a transformação das relações étnico-raciais no país. Alem de Marcar, as comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
A Coleção
A Coleção História Geral da África, com quase 10 mil páginas, foi construída ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, coordenados por um comitê científico composto por 39 especialistas, dois terços deles africanos. A obra conta a história da África a partir de uma visão de dentro do continente, usando uma metodologia interdisciplinar que envolve especialistas de áreas como história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física, jornalismo, entre outros. Seu conteúdo permite novas perspectivas para os estudos e pesquisas a respeito da África e também para a disseminação das relações étnico-raciais no sistema de ensino brasileiro.
Os oito volumes que integram a coleção abordam o continente desde a pré-história até a década de 1980, passando pelo Egito Antigo, por diversas civilizações e dinastias, pelo tráfico de escravos, pela colonização europeia e pela independência dos diversos países. A África é destacada como berço da humanidade e de contribuição fundamental para a cultura e a produção do conhecimento científico mundial.
Para baixar o livro klick nos numerais ordinais em destaque  sublinhado e boa leitura.
O PRIMEIRO volume - debate sobre metodologia e pré-história da África (Editor J. Ki-Zerbo);
O SEGUNDO volume - África antiga (Editor G. Mokhtar);
O TERCEIRO  volume - diversifica sobre a África do século VII ao XI - (Editor M. El Fasi) - (Editor Assistente I. Hrbek);
O QUARTO volume -  África do século XII ao XVI - (Editor D. T. Niane);
O QUINTO volume - África do século XVI ao XVIII - (Editor B. A. Ogot);
O SEXTO volume - África do século XIX à década de 1880 - (Editor J. F. A. Ajayi);
O SÉTIMO volume - África sob dominação colonial, 1880-1935 - (Editor A. A. Boahen);
O OITAVO volume - África desde 1935 - (Editor A. A. Mazrui) - (Editor Assistente C. Wondji).

Nenhum comentário:

Postar um comentário