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Belem, PARÁ, Brazil
Graduado em Historia.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROVA COM GABARITO 2º ANO



INSTITUTO EDUCACIONAL “VERA LÚCIA”
DIRETOR: PAULO CEZAR.
DISCIPLINA:
PROFESSOR: ESAÚ ARAÚJO
ALUNO (A):_______________________________________________________  
___ SERIE TURNO: (____) MATUTINO (____) VESPERTINO
BELÉM, _______ de ___________de 2011.

 


Retângulo de cantos arredondados: Feira Cultural:                                                                                                                           O   








4ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 2º ANO.
OBS. Cada questão objetiva vale 0,3 pt., e as questões subjetiva de 11ª a 20ª, cada uma vale 0,30, a 21ª e 22ª (0,5 pt.) Total de 7,0 pts.. .

1 - O sistema elaborado Pelo economista clássico Adam Smith, desencadeia-se uma teoria da produção, onde nascem as idéias da divisão do trabalho e do valor de troca. Os princípios essenciais do liberalismo econômico são:
a)      (   ) desequilíbrio da propriedade privada; Por uma liberdade de contrato, um intenso combate ao mercantilismo (haja vista que o Estado dominava a comandava todos os procedimentos econômicos, ocorrendo um menor lucro aos burgueses, pois tudo era imposto pelo Estado);  Pela divisão internacional do trabalho
b)      (   ) defesa da propriedade privada; Por uma liberdade de contrato, e defesa do mercantilismo (haja vista que o Estado não comandava todos os procedimentos econômicos, ocorrendo um menor lucro aos burgueses, pois tudo era imposto pelo Estado);  Pela divisão internacional do trabalho
c)      (  X ) defesa da propriedade privada; Por uma liberdade de contrato, um intenso combate ao mercantilismo (haja vista que o Estado dominava a comandava todos os procedimentos econômicos, ocorrendo um menor lucro aos burgueses, pois tudo era imposto pelo Estado);  Pela divisão internacional do trabalho
d)     (   ) defesa da propriedade privada; Por uma liberdade de contrato, um intenso combate ao mercantilismo (haja vista que o Estado dominava a comandava todos os procedimentos econômicos, ocorrendo um menor lucro aos burgueses, pois tudo era imposto pelo Estado);  Pela igualdade internacional do trabalho
e)      (   ) defesa da propriedade privada; Por uma liberdade de contrato, um intenso combate ao mercantilismo (haja vista que o Estado dominava e comandava todos os procedimentos econômicos, ocorrendo um maior lucro aos burgueses, pois tudo era imposto pelo burgueses);  além da fragmentação da divisão internacional do trabalho.

2ª – quais os significados do movimento de independência das 13 colônias da America do Norte
a)      (   ) contra a intervenção da metrópole inglesa. A independência foi um projeto das elites locais que queriam conquistar total autonomia em relação a Inglaterra. O movimento marca o início do Liberalismo burguês na América da afirmação do sistema capitalista e o início da crise do sistema colonial. Com a independência, os EUA, a revolução francesa foi o símbolo que influenciou a independência nas 13 colônias da América e passando a influenciar outros movimentos nas Américas como a independência do Brasil;
b)      (   ) contra a intervenção da metrópole inglesa. A independência foi um projeto das elites locais que queriam conquistar total autonomia em relação a Inglaterra. O movimento marca o início do neoliberalismo burguês na América da afirmação do sistema capitalista e o início da crise do sistema colonial. Com a independência, os EUA, tornaram-se o símbolo da modernidade na América passando a influenciar outros movimentos na América na Europa;
c)      (   ) contra a intervenção da metrópole inglesa. A independência foi um projeto das elites do sul que queriam conquistar total autonomia em relação a Inglaterra. O movimento marca o início do Liberalismo burguês na América da afirmação do sistema capitalista e o início da crise do sistema colonial. Com a independência, os EUA, tornaram-se o símbolo da modernidade na América passando a influenciar outros movimentos na América na Europa;
d)     (   ) Favorável a intervenção da metrópole inglesa. A independência foi um projeto das elites locais que queriam conquistar total autonomia em relação a Inglaterra. O movimento marca o início do Liberalismo burguês na América da afirmação do sistema capitalista e o início da crise do sistema colonial. Com a independência, os EUA, tornaram-se o símbolo da modernidade na América passando a influenciar outros movimentos na América na Europa;
e)      ( X  ) contra a intervenção da metrópole inglesa. A independência foi um projeto das elites locais que queriam conquistar total autonomia em relação a Inglaterra. O movimento marca o início do Liberalismo burguês na América da afirmação do sistema capitalista e o início da crise do sistema colonial. Com a independência, os EUA, tornaram-se o símbolo da modernidade na América passando a influenciar outros movimentos na América na Europa;

3ª - Fatores que levaram à independência das treze colônias.
Marque (V) ou (F).
1 - (  ) Ato de navegação: mediadas tomadas por Oliver Cromwell (XVII), reforçando o monopólio sobre a compra de fumo e manufaturados.
2 - (   )  Atritos entre colonos e ingleses: “durante o século XVIII as relações entre as colônias do Norte e a metrópole tornaram-se mais tensas. Os colonos norte-americanos disputavam com os comerciantes ingleses o comércio de escravos, as pilhagens aos navios espanhóis e a produção de manufaturados.”
3 - (   ) Guerra dos 7 anos (1756-1763) – França X Inglaterra: conflito que envolveu colonos ingleses e franceses na América. Os colonos franceses habitavam a região dos apaches e comercializavam peles com os índios.
4 - (   ) Revolução Industrial: a Revolução Industrial, em curso na Inglaterra, exigia que a concorrência entre colonos e metrópole fosse eliminada, para o bem dos lucros da burguesia inglesa.
5 - (   ) Revolução francesa: este evento teve grande influencia na mobilização política e social da independência das 13 colônias americanas
6 - (   ) As ideias iluministas: o movimento de independência teve como base ideológica a filosofia iluminista, tomando como referência os teóricos Montesquieu defensor da Monarquia Constitucional com a separação dos Três Poderes, John Locke que elaborou o 1º e 2º Tratado sobre Governo Civil, admitindo a rebelião dos cidadãos com a tirania dos reis e o economista político David Ricardo;
7 - (   )  As leis aprovadas pelo parlamento inglês a) Lei do açúcar: tributos elevados  (açúcar que não fosse das Antilhas britânicas). Proibia os colonos de comprarem açúcar contrabandeado das Antilhas francesa; b) Lei do melaço: taxava pesadamente a importação de açúcar e melaço pela colônia, prejudicando a produção do rum, um dos principais produtos do “comércio triangular”; c) Lei do selo: selar os documentos com selos vendidos na Inglaterra; d) Lei do chá: altos impostos de importação. Obrigava os
colonos a comprarem chá das companhias das Índias orientais e não direto das Índias; e) Leis intoleráveis: ampliação do controle da metrópole na colônia.
Marque a única correta:
a)      V-V-F-V-F-V-V
b)      F-V-V-F-V-V-F
c)      V-V-V-V-V-V-F
d)     V-V-V-V-F-F-V
e)      V-V-V-F-V-F-F

4ª – DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO:
Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As estinações sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Tais idéias refletem:
a) (   ) da incorporação das reivindicações da classe média por maior participação na vida política.
b) (   ) do reconhecimento da necessidade de assegurar os direitos dos vencidos, sem distinção de classes.
c) (   ) da incorporação dos camponeses à comunidade dos cidadãos com direitos sociais e políticos reconhecidos na lei.
d) ( X ) da crença popular na perspectiva liberal burguesa de que a Revolução fora feita por todos e em benefício de todos.
e) (   ) da determinação burguesa de levar avante um processo revolucionário de distribuição da propriedade privada.

5ª - Com relação à França pré-revolucionária:
I. (   ) O primeiro estado era constituído por camponeses, artesãos, lojistas e o restante da alta nobreza, perfazendo um total de 1 milhão e 200 mil membros.
II. (  ) Em 1789, a população francesa era de aproximadamente 25 milhões de habitantes, sendo que mais de 20 milhões viviam na zona rural.
III. (   ) O clero E a nobreza constituíam, respectivamente, o primeiro e o segundo estados.
IV. (    ) A Assembléia Nacional monopolizava as concessões públicas, delegando ao rei e ao coletivo ministerial a administração das províncias do país.
V. (    ) O ônus dos impostos a das contribuições para o rei, para o clero e para a nobreza recaía igualmente sobre os três estados.
VI. (   ) A sociedade do Antigo Regime se caracterizava pela desigualdade de direitos entre os homens, de acordo com sua origem, dividindo-se em três ordens: os que rezam, os que combatem, os que trabalham.
A única alternativa corretas é:
      a) I, II, III.
      b) I, V, VI.
      c) II, IV, V.
      d) II, III, VI.
      e) III, IV, V

6ª - A ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder na França representou:
a)(  X ) a adoção de uma política de reconciliação, assegurando a paz interna e canalizando o furor revolucionário para as campanhas externas.
b) (   ) o estabelecimento de um governo popular, garantindo a efetiva participação das massas na condução das coisas públicas.
c) (   )  a busca de um equilíbrio de poder no continente europeu, através da celebração de uma série de alianças com as principais potências.
d) (   ) o fim da política isolacionista até então mantida pelo governo francês, que possa a interferir diretamente nas questões européias.
e) (   )  a reação da sociedade francesa ao avanço das forças capitalistas de produção e a valorização das estruturas produtivas tradicionais.

7ª - (Universo) Os palacetes Pinho, Bolonha, os chalés de ferro, o Teatro da Paz, O Bosque Rodrigues Alves, são testemunhos históricos de uma época de fausto e riqueza na Amazônia. É correto afirmar sobre este período que:
a) Belém passou por um intenso processo de urbanização propiciado pelos lucros da exploração e comércio da borracha na região, possibilitando o embelezamento do centro das cidades amazônicas de Belém e Manaus, sustentadas unicamente pelo trabalho dos seringueiros       
b) A riqueza produzida pelo látex traduziu-se em investimentos governamentais no setor de transporte, saneamento, educação e saúde, o que contribuiu para a modernização das relações de trabalho nos centros urbanos, para atender ao conjunto da população residente no centro da cidade.
c) Os nordestinos, expulsos pela seca do Nordeste, se constituíram em mão-de-obra expressiva no trabalho dos seringais, marcando, assim, uma certa uniformidade cultural pela rápida adaptação aos modos de vida do caboclo amazônico.
d) O fausto e a riqueza das elites urbanas da Amazônia estavam sustentadas na diversidade de relações de trabalho nos seringais, onde destacavam-se, caboclos, nordestinos, indígenas e outros, formando um mosaico étnico e cultural no meio da floresta.
e) A maioria da mão-de-obra nos seringais era constituída de imigrantes europeus, daí a assimilação de costumes e modo de vida da cultura europeia pela elite da terra.

8ª - “Entre Mocajuba e Belém haviam numerosos minimocambos que serviam como pontos intermediários ou mesmo como despistadores da ação governamental. Os pretos habitantes desses mocambos dedicavam-se à lavoura, mas tornaram-se conhecidos sobretudo pelas práticas de rapinagem, assaltando e despojando os viajantes de tudo que possuíam ou carregavam”.
In: SALLES, Vicente. O negro no Pará: sob o regime da escravidão. Brasília - Ministério da Educação; Belém: SECULT. 1988. pág. 227.
a)      (   ) As forças policiais do Estado quando convocadas para reprimir os mocambos, mas antes criavam contatos amistosos com os acoitadores na intenção de transforma-los (negros) em força de trabalho para o sitema de “corpos de trabalhadores
b)      ( X ) As forças repressoras particulares e do Estado apesar de intensamente convocadas, deparavam-se com a difícil tarefa de policiar os matos, porém, quando obtinham êxito quanto à destruição dos quilombos ou mocambos eram implacavelmente violentos.
c)      (   ) As forças repressoras particulares e do Estado apesar de intensamente convocadas, deparavam-se com a difícil tarefa de policiar os matos, porém, quando obtinham êxito de encontrar, mas antes havia a abordagem oficial da igreja, só após a resistência que iniciava à destruição dos quilombos ou mocambos eram implacavelmente violentos
d)     (   ) os acoitadores foram financiados pelo Estado para fazer o acompanhamento das forças repressoras  ate os mocambos, ou seja, os denunciadores;
e)      (   ) essas praticas de rapinagem são consideradas como banditismo social que envolvia os escravos fujões, portanto havia uma espécie de tolerância entre mocambos força policial.
9ª - Na década de 1880, em face da crescente organização do movimento abolicionista, a escravidão tinha seus dias contados. Os escravos, que até então lutavam sozinhos, tinham agora, como aliados, importantes setores da sociedade – profissionais liberais, militares, jornalistas, estudantes e uma parcela de políticos e proprietários. Como resultado dessa aliança entre escravos e movimento abolicionista, as províncias do (...)
a)      Grão Pará e do Amazonas, declararam extinta a escravidão;
b)      Ceará e da Bahia, em 1884 declararam extinta a escravidão;
c)      Amazonas e Bahia, em 1884 declaram extinta a escravidão;
d)     Ceará e do Amazonas, em 1884, declaram extinta a escravidão;
e)      Grão Pará e do Maranhão, em 1884, declaram extinta a escravidão.

10ª - maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai firmaram o Tratado da Tríplice Aliança. A partir daí, o império brasileiro passou a fazer frente no conflito já declarado por Solano Lopez e começa a mudar os rumos da guerra: adquiriu canhões e navios no exterior, intensificou o recrutamento de soldados e convocou batalhões de “voluntários da pátria”
A tríplice aliança tinha como principais objetivos:
a)      (   ) reconquistar a relação diplomática com López; Garantir a livre navegação nos rios Paraguai e Paraná; Secretamente, conquistar definitivamente para o Brasil o território sobre o qual ele julgava ter direito, situado no noroeste do Paraguai, e, para a Argentina, o território que ela reclamava para si no leste e oeste do Paraguai.
b)     (   ) Acabar com a ditadura de Flores; Garantir a livre navegação nos rios Paraguai e Paraná; Secretamente, conquistar definitivamente para o Brasil o território sobre o qual ele julgava ter direito, situado no noroeste do Paraguai, e, para a Argentina, o território que ela reclamava para si no leste e oeste do Paraguai.
c)      ( X ) Acabar com a ditadura de López; Garantir a livre navegação nos rios Paraguai e Paraná;c) Secretamente, conquistar definitivamente para o Brasil o território sobre o qual ele julgava ter direito, situado no noroeste do Paraguai, e, para a Argentina, o território que ela reclamava para si no leste e oeste do Paraguai.
d)     (   ) Acabar com a ditadura de López; Garantir a livre navegação nos rios Paraguai e Paraná; Secretamente, conquistar definitivamente para o Brasil o território sobre o qual ele julgava ter direito devido as grandes jazidas de petróleo , situado no noroeste do Paraguai, e, para a Argentina, o território que ela reclamava para si no leste e oeste do Paraguai.
e)      a) Acabar com a ditadura de López; Garantir a livre navegação nos rios Paraguai e Paraná; Secretamente, conquistar definitivamente para o Brasil o território sobre o qual ele julgava ter direito, situado no noroeste do Paraguai, e, para a Argentina e Bolívia o território que ela reclamava para si no leste e oeste do Paraguai.

11ª– qual o significado de resistência pluriétnica?
R: as revoltas, fugas, quilombos, irmandades religiosas, muitas vezes não eram resistências somente de negros escravos, mas estendiam-se também aos mestiços, “crioulos”, libertos e até homens livres brancos pobres que partilhavam de experiências sociais semelhantes às vividas pelos escravos (discriminação, pobreza, opressão, marginalização social, etc.).


12ª– qual significado de quintessência para Aristóteles?
R: pensador da antiguidade clássica que afirmava que o céu e a terra eram realidades qualitativas diferenciadas. Dizia que o céu ou o divino era imutável, na qual se dava a perfeição denominada “quintessência”. E o local no qual ocorriam as variações eram somente no ar, na terra, no fogo, e na água chamadas de “matérias elementares”.

13ª – Qual a origem da riqueza para Adam Smith?
R: só o trabalho em uma fusão com o capital, seria fator determinante de riqueza. Afirma ainda, que o sucesso do trabalho provém definitivamente da divisão do trabalho.

14ª - Relate as condições da França pré-revolucionária.
R : A sociedade francesa anteriormente à revolução era uma sociedade moldada no Antigo Regime. Ou seja, politicamente o Estado era Absolutista (Absolutismo Monárquico), economicamente predominavam as práticas mercantilistas que sofriam com as constantes intervenções do Estado e na área social predominavam as relações de servidão uma vez que a maioria da população francesa era camponesa. Em torno de 250 milhões de pessoas viviam em condições miseráveis nos campos franceses, pagando altíssimos impostos a uma elite aristocrática que usufruía do luxo e da riqueza gerados pelo trabalho dos campesinos em propriedades latifundiárias, ou feudos, dos nobres. Nas áreas urbanas a situação não era muito diferente de quem vivia nas áreas rurais. A população urbana, composta em sua maioria por assalariados de baixa renda, desempregados e pequenos burgueses (profissionais liberais), também arcava com pesadíssimos impostos e com um custo de vida cada vez mais elevado. Os preços em geral dos produtos sofriam reajustes constantemente e isso pesava na renda dos trabalhadores em geral. Já as elites, compostas por um alto clero, uma alta nobreza e, claro, a Família Real – a realeza francesa: Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta, filhos e demais parentes – vivam em palácios luxuosos – como o monumental Palácio de Versalhes, localizado nos arredores de Paris e que era a residência de veraneio da Família Real e da elite – não pagavam impostos, promoviam banquetes – às custas do dinheiro público.

15ª – Faça uma analise dos fatos da revolução francesa
R: A revolução francesa foi um projeto de inserção da classe burguesa, portanto não pode haver equívocos quanto a participação dos jacobinos como os sanculottes, a participação final final de Bonaparte é apenas para consolidar o projeto político e tc...

16ª - O historiador Roger Chartier escreveu “leituras e leitores na frança do antigo regime”, nos relata que uma pesquisa feita as vésperas da revolução de 1789, que tinha como interesses saber o que os franceses liam. Qual o resultado desta pesquisa?
R: a pesquisas aconteceram principalmente nas áreas ruarais  e o interesse era muito pouco, alem de que as paróquias não disponibilizavam de livros, assim como a grande maioria de literaturas eram de livretos religiosos e etc., o comprova que grande maioria da sociedade francesa não tinha conhecimento dos clássicos que inflavam a revolução, apesar de que com algum tempo vários se interessaram.

17ª – quais as origens da formação das 13 colônias na America?
R: as colônias começaram a ser formadas durante a dinastia Tudor no governo de Elizabeth I que fundou a primeira colônia (Virginia) com objetivo de expandir o comércio de manufaturas (tecidos); Colonizadores: as colônias foram fundadas por protestantes calvinistas (puritanos) e colonos expulsos pela política do cercamentos dos campos, na Europa. Inicialmente os colonos não encontraram riquezas para explorar, provocando uma colonização de povoamento (fixação).

18ª – Relate as diferenças de colônias de exploração e colônia de povoamento e onde se localizavam ambas na colônia inglesa (America) e quais as atividades econômicas e quais as relações políticas internas e externas?
R: Colônias do Sul: colônias de exploração, produção de açúcar, tabaco, algodão e anil, produção voltada para o mercado externo (planteition), tinham resistência ao fim da escravidão, demoram a aderir o rompimento colonial. Colônias do Centro e Norte: colônias de povoamento, colônias de pequenos proprietários. Economia voltada para o mercado interno e produção de rum para a África. Aderiram de imediato o fim do pacto colonial

19ª – quais os reflexos da guerra do Paraguai na urbe de Belém?
R: uma memória e símbolos nas vias, principalmente no Bairro do Marco, entre Almirante Barroso e Pedro Miranda, com sua travessas, exemplo: Vileta, Lomas Valentina e etc..

20ª- como era o sistema de aviamento?
R: Caracterizava-se pela troca que se faziam entre as casas aviadoras, responsáveis pelo abastecimento dos seringais e as casas exportadoras. Na Amazônia, a expressão aviar significava fornecer mercadorias a crédito. O sistema de aviamento passava pela seguinte cadeia: firmas comerciais estrangeiras → representantes na Amazônia → aviadores → seringueiros.

21ª - Na segunda metade do século XIX, a sobrevivência do escravismo não era apenas vista como criminosa, moralmente condenável, “prejudicial a imagem do Brasil no exterior”. Analise e discorra sobre o tema que favoreceu a aprovação de uma série de leis que restringiram gradativamente a esfera de ação do escravismo. A primeira, em 1850, foi a Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico negreiro. Em 1871, a chamada Lei do Ventre Livre assegurou a liberdade dos filhos de escravas que nascessem após a sua entrada em vigor.
R: a transição do trabalho escravo para o trabalho livre representava uma exigência da expansão capitalista. A Inglaterra, pioneira na Revolução Industrial e na luta contra o tráfico negreiro, tinha consciência de que o escravismo constituía um entrave ao aumento dos mercados consumidores de suas manufaturas, e exercia forte pressão para por fim a esse obstáculo. As pressões externas aliavam-se às pressões decorrentes do próprio desenvolvimento urbano. Nas cidades, a contratação de trabalhadores livres, cada vez mais numerosos, se mostrava bem mais lucrativa do que o recurso à mão-de-obra escrava.

22ª – O abraço republicano do país à civilização e ao progresso à la européenne continha a crença de se garantir um lugar de destaque no cenário ocidental, ao agregar o valor da sua grandeza territorial e riqueza natural. Nele, estava embutida simultaneamente a lógica da negação do que era efetivamente brasileiro. Ou seja, o aspecto condenatório do passado colonial considerado atrasado era associado aos aspectos raciais e culturais. A preponderância demográfica de negros e mestiços no cotidiano urbano, remetia ao passado escravista. Neste sentido, tudo aquilo que destoasse do padrão europeu de civilidade era considerado colonial, prática atrasada ou caracteristicamente africano.
O projeto social de civilização tinha como premissa a “limpeza” da cidade de tudo que remetesse ao feio e à pobreza. Era necessário então purificar a cidade da multidão de pobres e negros que circulavam livremente pelos espaços públicos, proporcionando um espetáculo desagradável, o que desabonava as condutas aplicadas para alcançar os padrões de civilidade. Neste aspecto a “insalubridade” social estava associada à pobreza em todas as suas dimensões. Pobreza estava relacionada ao modo de vida popular que por sua vez significava risco à saúde, imoralidade, subversão da ordem, promiscuidade.
Para solucionar os males deste estado social “incivilizado”, o projeto civilizador investiu no controle da vida das classes populares, reprimindo e proibindo a mendicância, os cultos místicos ou religiosos não-católicos, as manifestações lúdicas, disciplinando o trabalho nas ruas, bem como buscando o “melhoramento” da raça por meio do branqueamento progressivo.
Faça uma relação deste texto com apolítica do intendente Antonio Lemos, principalmente com o fausto da borracha: DESCOSTRUINDO O PROJETO RACISTA NO BRASIL. Esaú Araújo.
R: A economia da borracha amazônica gerou na região uma mudança social e urbana muito marcante na fisionomia da cidade de Belém.  Um dos mecanismos mais usados por Antonio Lemos na sua gestão foram os Códigos de Posturas Municipais. Estes códigos visavam disciplinar o uso do espaço urbano pela população, criando regras de higiene e novos padrões de comportamento que impunha uma vigilância e uma disciplina aos habitantes, transformando o urbano em um espaço severamente policiado, já que as posturas municipais imprimiam punições como multas e até prisões para os infratores. Neste sentido foram criadas várias medidas que, no dizer do intendente, deveriam educar os moradores da cidade para os tempos de modernidade que a cidade passava a experimentar. Assim, andar sem camisa nas ruas, apanhar mangas, realizar vendas ambulantes no centro da cidade (tacacazeiras, doceiras, quituteiras, etc.), embriaguez nas ruas e o usar determinados trajes foram alguns dos hábitos controlados
pela intendência municipal, pois eram considerados inadequados para uma cidade que se pretendia europeizada. O projeto de “modernidade”, tal qual desdobrou-se em Belém, implicava na construção de cidades adequadas ao “espírito modernizador” da Belle-Époque, na construção de praças, jardins, teatros, alargamento de ruas, aterro de áreas alagadas, construção de boulevards, mercados públicos, etc. Tudo em obediência ao melhor estilo Le France.

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