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Graduado em Historia.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

GABARITO 4ª AV. FILOSOFIA 2º ANO IEVL


INSTITUTO EDUCACIONAL “VERA LÚCIA”
DIRETOR: PAULO CEZAR.
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
ALUNO (A):_______________________________________________________  
___ SERIE TURNO: (____) MATUTINO (____) VESPERTINO
BELÉM, _______ de ___________de 2011.

 

Retângulo de cantos arredondados: Feira Cultural:                                                                                                                           O   







4ª AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA 2º ANO

1ª - No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 
Gênesis 1:1-2. Este relato bíblico pode nos levar a conceituar o pensamento:
a)    (   )Ludwig Andreas Feuerbach;
b)    (   ) Karl Marx, dialética do materialismo;
c)    (   ) Hegel, com a dialética do materialismo histórico;
d)    (X) Hegel, dialética do idealismo;
e)    (   ) a esquerda hegeliana.

2ª - Ao contrário das teorias contratualistas, a concepção hegeliana
a)      X ) nega a anterioridade dos indivíduos, pois é o Estado que fundamenta a sociedade. Não é o indivíduo que escolhe o Estado, mas sim é por ele constituído. Ou seja, não existe o homem em estado de natureza, pois o homem é sempre um indivíduo social. O Estado sintetiza;
b)      (   ) aceita a anterioridade dos indivíduos, pois é o Estado que fundamenta a sociedade. Não é o indivíduo que escolhe o Estado, mas sim é por ele constituído. Ou seja, não existe o homem em estado de natureza, pois o homem é sempre um indivíduo social. O Estado sintetiza;
c)      nega a anterioridade dos indivíduos, pois é o Estado que fundamenta a sociedade. É o indivíduo que escolhe o Estado, mas sim é por ele constituído. Ou seja, não existe o homem em estado de natureza, pois o homem é sempre um indivíduo social. O Estado sintetiza;
d)     (   ) nega a anterioridade dos indivíduos, pois é o Estado que fundamenta a sociedade. Não é o indivíduo que escolhe o Estado, mas sim é por ele constituído. Ou seja, o homem estava em estado de natureza, pois o homem é sempre um indivíduo social. O Estado sintetiza;
e)      (   ) nega a anterioridade dos indivíduos, pois é a sociedade que fundamenta o Estado. Não é o indivíduo que escolhe o Estado, mas sim é por ele constituído. Ou seja, não existe o homem em estado de natureza, pois o homem é sempre um indivíduo social. O Estado sintetiza.

3ª – Tanto Hegel quanto Marx usam os conceito de tese – antítese – síntese
a)      (   ) Hegel - tese  (matéria), síntese (pensamento);
b)      X) Marx – tese (matéria), síntese (pensamento);
c)      (   ) Hegel – tese (espírito), síntese (ideia);
d)     (   ) Marx – tese (espírito), síntese (matéria);
e)      (   )  Hegel – tese (pensamento), síntese (espírito).

4ª - Hegel exerceu grande influência no desenvolvimento do pensamento político posterior, e seus seguidores dividiram-se em dois grupos opostos, denominados esquerda e direita hegeliana. Essa cisão foi provocada por uma querela de origem religiosa incitada por David F. Strauss, teólogo e autor de Vida de Jesus, na interpretação do pensamento de Hegel.

a)      (   ) Os da direita são os discípulos revolucionários a filosofia idealista do mestre; na política, defendem o estado prussiano e, na religião, seguem o luteranismo. Os da esquerda transformam a filosofia idealista em materialista; na política, defendem a anarquia ou um regime socialista e, na religião, são ateus ou anticristãos. Entre estes estão Feuerbach e, posteriormente, Marx e Engels, os quais, ao realizarem a inversão do idealismo hegeliano, assentam as bases do materialismo dialético: “
b)      (   ) Os da direita são os discípulos conservadores e mantêm a filosofia idealista do mestre; na política, defendem o estado prussiano e, na religião, seguem o luteranismo. Os da esquerda transformam a filosofia idealista em materialista; na política, defendem a anarquia ou um regime socialista e, na religião, são ateus ou anticristãos. Entre estes estão Kant e Feuerbach e, posteriormente, Marx e Engels, os quais, ao realizarem a inversão do idealismo hegeliano, assentam as bases do materialismo dialético: “

c)      (   ) Os da direita são os discípulos conservadores e mantêm a filosofia idealista do mestre; na política, defendem o estado prussiano e, na religião, seguem o luteranismo. Os da esquerda transformam a filosofia idealista em materialista; na política, defendem a anarquia ou um regime socialista e, na religião, são ateus ou anticristãos. Entre estes estão Feuerbach e, posteriormente, Marx e Engels e Comte, os quais, ao realizarem a inversão do idealismo hegeliano, assentam as bases do materialismo dialético: “
d)     (   ) Os da direita são os discípulos conservadores e mantêm a filosofia idealista do mestre; na política, defendem o estado prussiano e, na religião, seguem o luteranismo. Os da esquerda transformam a filosofia idealista em materialista; na política, defendem a anarquia ou um regime socialista e, na religião, são neo protestantes ou anticristãos. Entre estes estão Feuerbach e, posteriormente, Marx e Engels, os quais, ao realizarem a inversão do idealismo hegeliano, assentam as bases do materialismo dialético: “

e)      (  X ) Os da direita são os discípulos conservadores e mantêm a filosofia idealista do mestre; na política, defendem o estado prussiano e, na religião, seguem o luteranismo. Os da esquerda transformam a filosofia idealista em materialista; na política, defendem a anarquia ou um regime socialista e, na religião, são ateus ou anticristãos. Entre estes estão Feuerbach e, posteriormente, Marx e Engels, os quais, ao realizarem a inversão do idealismo hegeliano, assentam as bases do materialismo dialético: “

5ª - Um tipo de auto engano, como:
a)      (   ) escutar um trecho de uma música, pensando que é outra, você iludiu-se. Mas se escutar um trecho de uma música, sem ter estimulo esterno a sua mente, ai pode estar tendo uma alucinação. Se você canta em silencio e se diverte, ai é um devaneio, mas se você escuta Roberto Carlos, ai tenta aumentar o volume do som e não encontra, mas percebe que não há aparelho de som tocando a musica, então é alucinação;
b)     (   ) escutar um trecho de uma música, pensando que é outra, você iludiu-se. Mas se escutar um trecho de uma música, sem ter estimulo esterno a sua mente, ai pode estar tendo uma alucinação. Se você canta em silencio e se diverte, ai é um devaneio, mas se você escuta Roberto Carlos, ai tenta aumentar o volume do som e não encontra, mas percebe que não há aparelho de som tocando a musica, então é ilusão
c)      (   ) escutar um trecho de uma música, pensando que é outra, você iludiu-se. Mas se escutar um trecho de uma música, com  estimulo esterno a sua mente, ai pode estar tendo uma alucinação. Se você canta em silencio e se diverte, ai é um devaneio, mas se você escuta Roberto Carlos, ai tenta aumentar o volume do som e não encontra, mas percebe que não há aparelho de som tocando a musica, então é alucinação
d)     X ) escutar um trecho de uma música, pensando que é outra, você iludiu-se. Mas se escutar um trecho de uma música, sem ter estimulo esterno a sua mente, ai pode estar tendo uma alucinação. Se você canta em silêncio e se diverte, ai é um devaneio, mas se você escuta Roberto Carlos, ai tenta aumentar o volume do som e não encontra, mas percebe que não há aparelho de som tocando a musica, então é alucinação
e)      (   ) escutar um trecho de uma música, pensando que é outra, você iludiu-se. Mas se escutar um trecho de uma música, sem ter estimulo esterno a sua mente, ai pode estar tendo uma alucinação. Se você canta em silencio e se diverte, ai é um saturação mental, mas se você escuta Roberto Carlos, ai tenta aumentar o volume do som e não encontra, mas percebe que não há aparelho de som tocando a musica, então é alucinação

6ª descreva as congruências e diferenças entre Hegel e Marx.
R: Tanto o idealismo quanto o materialismo afirmam que tudo faz parte de uma dialética, e está baseado no movimento "tese, antítese e síntese". A tese é a afirmação de algo, a antítese é sua negação e a síntese seria a superação do problema causado pela antítese. Tudo seguiria esse movimento.
Hegel – Para os idealistas, há uma predominancia da Ideia (espírito absoluto), que vem antes, como uma "fôrma" para os entes materiais. Ou seja, as coisas existem primeiro enquanto idéia no Mundo das Ideias, e depois é que se manifestam no mundo material: absoluto é espírito (tese), mas em um dado momento se tornou matéria (antítese), isso explica as coisas a nossa volta, e depois voltará a ser espírito, contudo, mais consciente de si mesmo. Nesta perspectiva, a história é o processo de auto-conscientização do Espírito Absoluto. Todas as coisas seguem essa tríplice dialética: daí a afirmação de Hegel que de uma gota se tira o Absoluto. Marx - os materialistas dão uma importância enorme a matéria, tudo vem da matéria, e que as idéias são secundária dos contextos materiais, históricos, e não o contrário.São as condições materiais é que geram as Ideias.

7ª – Porque Marx diz que o Estado deve ser superado e qual o significado de ditadura do proletariado?
R: Para Marx, o Estado não supera as contradições da sociedade civil, mas é o reflexo delas, e está aí para perpetuá-las. Por isso só aparentemente visa ao bem comum, estando de fato a serviço da classe dominante. Portanto, o Estado é um mal que deve ser extirpado. Ao lutar contra o poder da burguesia, o proletariado deve destruir o poder estatal, o que não será feito por meios pacíficos, mas pela revolução. No entanto, diferentemente dos anarquistas, Marx não considera viável a passagem brusca da sociedade dominada pelo Estado burguês para a sociedade sem Estado, havendo a necessidade de um período de transição. A classe operária, organizando-se num partido revolucionário, deve destruir o Estado burguês e criar um novo Estado capaz de suprimir a propriedade privada dos meios de produção. A esse novo Estado dá-se o nome de ditadura do proletariado, uma vez que, segundo Marx, o fortalecimento contínuo da classe operária é indispensável enquanto a burguesia não tiver sido liquidada como classe no mundo inteiro.

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8ª - Eduardo Guiannett compara o funcionamento do sistema imunológico dos seres na proteção automática da auto defesa do organismo a invasões de substancias nocivas, com bactérias, vírus e protozoários para explicar as defesas humanas de ações externas no mundo social. Explique;
R: O engano e um tipo particular de relação entre dois seres vivos uma interação na qual a morfologia e o comportamento de um deles cria discrepância entre realidade e aparência que deturpa as percepções e modifica a ação do outro. A noção de engano é rigorosamente tão humano, quanto a gravidade, em que dois corpos se atraem na proporção exata do inverso do quadrado da distancia que os separa e etc..

9ª - A proibição de Deus a Adão e Eva de provar do fruto proibido no jardim do éden foi querer abafar a aspiração do homem ao conhecimento (Genesis 3-3). Qual o objetivo do autor em refletir este texto?
R: A morte enunciada que Deus prevera ao homem não era a morte do organismo, mas a morte antecipada e precipitada da angustia de finitude que junta e separa de tudo na natureza, ou seja, o engano era pra não conhecer para que este não se solidificasse com os instintos gananciosos da expropriação da matéria prima que lhe imporia a um auto-engano de que o racionalismo lhe seria apenas útil. Então a serpente foi astuta em penetrar na ingenuidade de Eva em saber o que é o bem e o mal. Por isso o casal foi expulso do éden. Obs. A subjetividade do aluno.

10ª – o que é o auto engano?
R: Auto-engano é o resultado de um processo mental que faz com que um indivíduo, em um momento, aceite como verdadeira uma informação tida como falsa por ele mesmo noutro momento. Exemplo clássico desse processo é o hábito de se adiantar o próprio relógio para não chegar atrasado aos compromissos.


11ª qual o significado da parábola do desejo de Davi com a mulher de seu guerreiro?
R: Davi desmascara o próprio Davi. As dificuldades que nós temos de enfrentar a justiça, pelas varias mascaras que personifica o nosso caráter, principalmente em relação aos nossos semeljentes, e fácil ser juiz dos outros, mas de nós! .....   

12ª – Resignifique o canto da sereia.
R:  O que é o canto da sereia: é o bar, é vicio das drogas, é o habito e o prazer de fumar charuto que Darwin tinha e que o levou ao câncer da boca, apesar de saber, é o sono envolvente de um motorista no volante do carro, é a mulher obesa que paga por doces incontrolavelmente e a clinica de emagrecimento, é o Vico do jogador que paga por suas apostas e perde todo seu dinheiro, destruindo a si mesmo e demais como família, é o estudante que tem o sonho de ser um médico, mas que não abandona suas vaidosas fantasias e deixam os estudos para cima da hora da prova.

13ª – Com base no livro AUTO-ENGANO de Eduardo Guiannett), Discorra sobre o eu-agora e o eu-depois.
R: Esses conflitos serão intrasubjugados em assembléias internas de cada um. O primeiro é o eu-agora: jovem entusiasta, inebriado pelos desejos, sempre disposto a desfrutar o que o momento lhe oportuniza, mas com vista curta, mas decidido a crucificar o futuro. O bem imediato é sua razão de ser. O eu-depois, sempre colidindo com os vícios dos desejos imediatos, sempre repressor e moderador, ou seja, é a oposição. Sempre desconfiado, cauteloso, sempre num mar de duvida, mas sempre enxerga mais longe do eu-agora, mesmo que tenha que sacrificar o presente. O eu-depois no fundo o eu-agora, visto de longe e de fora, a luz do seu próprio passado, mas no silêncio das paixões do momento e a partir de um ponto do futuro.



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