Quem sou eu

Minha foto
Belem, PARÁ, Brazil
Graduado em Historia.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A BELÉM REPUBLICANIZADA (ALINE DAYANE e VANESSA BRITO)


BELÉM CIDADE DAS ARTES
Teatro da Paz
As riquezas advindas da extração do látex, realizada nas seringueiras da floresta amazônica, possibilitaram, no cenário belenense, intensas transformações percebidas nas artes, na cultura e na urbanização da cidade. Para definir a cidade como uma metrópole da Amazônia, o Intendente Antônio Lemos buscou inspiração nos moldes europeus de sociedade. Reforçando o processo de inserção da Amazônia no sistema capitalista mundial, toda a atividade econômica da região passou a girar em torno da borracha a partir de 1840. Em decorrência dessa nova ordem econômica, Belém assumiu o papel de principal porto de escoamento da produção gomífera, canalizando parte do excedente que se originou dessa economia para os cofres públicos os quais direcionaram o investimento para a área do urbano. Através de Antônio Lemos houve a consolidação desse modelo ideal de sociedade na Belém do Grão-Pará. Foi na modernidade e embelezamento da Belle Époque parisiense que ele se inspirou, pois a Europa era referencial de modernidade para o mundo. Ou seja, Lemos, espelhado na capital francesa buscou implantar não só códigos de postura, como também um elo entre a Amazônia e o mundo.
Aline Dayane. 2º Ano IEVL.





BELÉM REPUBLICANA (BELLE EPOQUE)
Bondes Elétricos
Na região Norte do Brasil a Belle Époque foi fruto do desenvolvimento da economia do látex na Amazônia no período de 1870-1910, o que está bastante ligado às próprias transformações ocorridas a nível da reprodução do capital e da acumulação de riquezas pela burguesia internacional. Em decorrência da explosão da borracha, Belém do Pará assumiu o papel de principal porto de escoamento da produção do látex, além de se tornar a frente cultural da região. Verifica-se neste momento a construção de todo um processo modernizador na região Norte.
A necessidade de mordenizar a capital paraense e realizar uma melhor distribuição do espaço urbano estiveram inevitavelmente ligada ao desenvolvimento da borracha, como também as transformações políticas e sociais ocorridas no país a partir da década de 1880. Era preciso adequar a cidade às transformações capitalistas, investindo capital e diversificando sua aplicação em outras atividades, para isso se desencadeou todo um processo de modernização da cidade de forma a facilitar o escoamento da produção e de divisas para os países centrais.
O desenvolvimento urbano que se projetava havia algum tempo, acelerou-se significativamente com a implantação da República que, enfatizando a descentralização, deu maior autonomia à aplicação dos impostos, além de conceder ao Estado maior participação na renda de exportação da borracha. Neste sentido, a ação rápida do embelezamento visual da cidade estava associada à economia, a demografia e também aos valores estéticos de uma classe social em crescimento (seringalistas, comerciantes, fazendeiros) e às necessidades de se dar segurança e acomodação à população da cidade, além da colocação em prática da idéia positivista de progresso enfatizado pelo novo regime republicano. A grande personalidade pública responsável 
Vanessa Brito. 2º Ano. IEVL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário