Quem sou eu

Minha foto
Belem, PARÁ, Brazil
Graduado em Historia.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BELÉM DA BORRACHA (FABIOLA MARIA e RAFAEL)


BELLE ÉPOQUE
Paris N'américa
 Em Belém o grande nome de administrador público desse processo da cidade foi Antonio Lemos. Este, como intendente da cidade, não mediu esforços para ver concretizados seus ideais de modernizar Belém. Lemos empreendeu inúmeros projetos, cujos objetivos era dar à capital do estado aspectos que simbolizassem e ostentassem a riqueza e o poder da cidade dentro da economia mundial, e que a elevasse a um patamar semelhante ao das cidades europeias. Todavia, é bom lembrar que Antonio Lemos administrou Belém em condições econômicas favoráveis ao afã de transformações urbanas exigidos pela elite gomífera. Sendo assim, foi possível' empreender as modificações necessárias à reorganização do espaço urbano, tais como a instalação de modernos sistemas de bondes elétricos no início do século XX, serviço telefônico, água encanada e iluminação pública elétrica, fazendo das principais avenidas boulevares amplamente pavimentados.
De acordo com o aumento da exportação e valorização da borracha no mercado externo, intensificou-se a implantação, em Belém, de diversos bancos, sobretudo estrangeiros, e companhias de seguro, que atuavam atrelados à economia gomífera. Surgiram, também,  nesse período, diversos estabelecimentos, escritórios de advocacia e consulados. A maior preocupação de lemos em Belém era a limpeza e a higienização da cidade que, para por em prática o projeto, reformulou o código de leis e posturas da cidade a fim de adequá-los ao novo espaço urbano. Todavia, as políticas urbanísticas desenvolvidas, tanto em Belém quanto em Manaus, foram destinadas as classes dominantes, sendo os principais investimentos voltados aos setores econômicos de interesse dos investidores da borracha.  
Esse investimento em construções e reformas priorizou as áreas de maior interesse dos investidores, nas quais se localizavam as principais casas aviadoras e comerciais e onde se aplicavam os demais investimentos, também provenientes do capital estrangeiro. Diante de tantas transformações, destacam-se a construção de mercados como o ver-o-peso, melhoramentos dos portos de embarcação, implantação de linhas de bonde, construção do crematório de lixos domésticos, construção de redes de esgoto etc.
Fabiola Maria. 2º Ano.



ESTILO LE FRANCE
A economia da borracha amazônica gerou em Belém uma mudança social e urbana, uma das ferramentas mais usadas por Antonio Lemos na sua autoridade foram os Códigos de Posturas Municipais. Estes códigos tinham o objetivo de disciplinar a população para que o espaço urbano estivesse sempre higiênico, assim criando regras para “dominar” as ações dos cidadãos para concretizar essas regras , elas eram severamente policiadas, se ocorrem descumprimento de regras multas eram pagas e ate punições como prisões eram feitas nos infratores. Alguns dos hábitos controlados foram andar sem camisa pela rua, não gritar em público, fazer comercio ilegal, a algumas vestimentas foram proibidas pela intendência municipal, pois na analise deles isso eram fatores inadmissíveis para uma cidade europeizada, o principio de “modernidade” implicava em construções que deveriam ser feitas para caracterizá-la como uma cidade européia ou melhor dizendo aderir ao estilo Le France.
Rafael. 2º Ano IEVL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário