Quem sou eu

Minha foto
Belem, PARÁ, Brazil
Graduado em Historia.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SAUDADE DO FUTURO

 
Sinto tanta necessidade de viver que não me possibilito recordar o passado, não consigo me surpreender com o presente, porque sempre me parece passado, estou tão entusiasmado que quero logo que chegue o amanhã. Não agüento o agora, pois já me quero “futurizar”. Oi futuro! Quantas lembranças dos sonhos que idealizamos, estou ansioso, me vem logo, vem! Tchau presente, foi muito bom estar comigo, mas é hora de partir, ficarás na memória, mas não na lembrança, pois minha saudade está angustiada e reservada por ti futuro. Despeço-me de vocês com pesares, daqueles que não dei a chance de me conhecer e de todos que me negaram, agradeço a todos que me possibilitaram a viver no futuro: meus amigos, minha família, meus parentes e principalmente meus livros. A vocês Paixões efêmeras, me inspirei em Raul seixa: - “Quando eu te escolhi/ Para morar junto de mim/ Eu quis ser tua alma/ Ter seu corpo, tudo enfim/ Mas compreendi/ Que além de dois existem mais. Amor só dura em liberdade/ O ciúme é só vaidade/ Sofro, mas eu vou te libertar”...

A vocês meus camaradas de ideologias política, continuem com a mensagem de Geraldo de Vandré: - “Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer”.. Mas como previa os manos, Engenheiro do Havaí: - “Se tudo passa, talvez você passe por aqui e me faça esquecer tudo que eu vi...,então, não posso negar, não tenho saudade de vocês, porque fui tocado pelo virtus estimulo do anagrama de EROS.

Passado e presente fiquem comigo, pois não posso levá-los, infelizmente serão apenas vidas mortas sem lembranças, mas garanto a vocês que quando foram futuros, amei a todos como já mais amei a outro tempo. Mas agora não lhes pertenço mais, serei apenas lembranças de vidas mortas pra vocês. Passado te agradeço por ter realizado o meu presente, e você presente, por idealizar meu futuro, se não for tudo o que penso, mas terei a oportunidade de vive-lo e, quem sabe modificá-lo, então não posso ter saudades de vocês, pois foram vocês que me expulsaram do seu tempo.

Seguirei para meu futuro inspirado no verso de São João Da Cruz: - Um ato de virtude gera na alma suavidade, paz, consolação, luz, pureza e fortaleza, pois - O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em despojar-se e sofrer pelo amado. Então, assim será feito, pois a alma que caminha no amor não se cansa; quando não há amor, Põe amor e colherás amor; quem souber morrer para tudo terá vida em tudo; não quero mais me permitir a tormentos eternos por prazeres efêmeros; o meu silencio recolherá o meu espírito; No passado e no presente, sempre minha alma esteve presa aos prazeres e impedido a liberdade e contemplação, como uma mosca ao mel que não pode voar; quero tudo e o que é difícil para mim; e tudo que é suave e saboroso para ti futuro; não quero fugir do sofrimento porque nele está meu futuro; Passado e presente, passei minha vida fazendo a tua vontade, ou seja, me acovardando, agora não te escuto mais, pois a única linguagem que meu coração ouve é a do silencio do amor. Seguirei J. Quest, - Ei dor! Ei medo! Eu não os escuto mais, vocês não me levam a nada, e se quiserem saber pra onde eu vou, pra onde tenha Sol (futuro), é pra lá que eu vou.

Subordino-me a poesia do gozo do cantar da alma do amor com a amada de São João da Cruz: - Sei bem eu a fonte que mana e corre mesmo de noite. Aquela eterna fonte está escondida, mas eu sei onde se esconde mesmo de noite. Sua origem não a sei, pois não a tem, mas sei que toda a origem dela vem, mesmo de noite. Sei que não pode haver coisa tão bela, e que os céus e a terra bebem dela, mesmo de noite. Eu sei que nela o fundo não se pode achar, e que ninguém pode nela passar, mesmo de noite. Sua claridade nunca é obscurecida, e sei que toda luz dela é nascida, mesmo de noite. Aquela viva fonte que desejo, nesta vida já a vejo, mesmo de noite.

Há vários sentidos de “noite escura”: o mitológico gerador da luz, o inteligível momento da sabedoria e da inspiração divina, o psicológico centro de consciência transcendente, mas me contento com o poético instante doce do amor em que a noite tem seu fascínio, Tudo tem suave encanto quando a noite vem, mediante a noite escura, a alma se dispõe e encaminha para a divina união do amor. A noite escura consiste na mortificação dos sentidos e do espírito, por isso que produz abatimento, esgotamento mental e fadiga. Mas esse transe é altamente desejável, porque faz surgir o homem novo, de consciência totalmente renovada ampliação da consciência como a união da alma com Deus, ou do amor com a amada. Essa noite escura é o futuro que sinto saudade, e que gerará a nossa vida eterna.

E veremos por nossas vistas como jovens, que a vida será um futuro infinitamente longo; que já mais será vista como um passado muito breve, com vista pelos velhos. Felizes lembraremos o passado com gratidão, alegro-me com o presente e realizaremos o futuro sem medo. Quero apenas dizer que o passado é passado usado, mas a melhor forma de prever o futuro é criá-lo, e faremos. Tenho saudades de tudo que ainda não vi, e tudo que posso ver está no futuro, Me recuso a concordar com Pablo Neruda que saudade é amar um passado que ainda não passou, É recusar um presente que nos machuca, É não ver o futuro que nos convida. Mas pra mim, o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

Saudade é solidão acompanhada de covardia que não sonha em unir o amor com a amada, mas o futuro ainda não foi, mas não demores porque o presente pode condenar a nunca viver a eternidade da vida. Oh, pedaço de mim oh, metade afastada de mim leva o teu olhar que a saudade é o pior tormento é pior do que o esquecimento é pior do que se entrevar, mas me aguarde que estou chegando futuro.
Quero-me “cazuzar” com Vida louca vida, vida breve, já que eu não posso te levar, quero que você me leve, vida louca vida, Vida imensa, ninguém vai nos perdoar, nosso crime não compensa no passado e no presente, mas acredito que no crepúsculo da vida, seremos julgados pelo amor então seremos absolvidos, com base nos argumentos do “jurisprudente” Renato Russo – É só o amor que conhece o que é a verdade. Viverei No eterno verbo do amor que é a musica: - Vieste na hora exata com ares de festa e luas de prata, pra dentro de mim e esqueceremos vento no litoral, pois agimos certo sem querer e o tempo não errou.
O futuro! Quanta saudade eu tenho de ti.

Intertextualização
Arthur Schopenhauer, Jean-Paul Charles Aymard Sartre, Cazuza, Renato Russo, J. Quest, Geraldo Vandre, Engenheiro do Hawai, Pablo Neruda, Clarice Lispector, Raul Seixas, Paulo Coelho, São João da Cruz, Ivã Lins, Chico Buarque de Holanda, Esaú Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário