Quem sou eu

Minha foto
Belem, PARÁ, Brazil
Graduado em Historia.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ERIC HOBSBAWM E LULA (A PRAXIS - TEORIA E PRÁTICA)


Um dos maiores historiador e marxista ainda vivo Eric Hobsbawm, 94 anos, se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o referenda como um dos estadistas que mais contribuiu para o equilíbrio de países em desenvolvimento. Assim falou: - "ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas", os dois se reuniram quarta-feira 13/06/2010 na residência do embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe, a convite da equipe de Lula.
O clássico historiador economicista da dialética do materialismo histórico de Marx é Autor de clássicos como: Era dos Extremos, A Era dos Impérios, a Era do Capital, Era das Revoluções, Tempos Interessantes, Mundo do Trabalho, A Revolução Francesa, os revolucionários, Historia Social do Jazz, Bandidos, Nações e Nacionalismo, Globalização, democracia e terrorismo e etc. Na saída da embaixada, ele deu uma rápida entrevista quando sentado no banco de trás do carro. O historiador teceu elogios ao governo Lula. O encontro durou cerca de uma hora e meia.
"Lula fez um trabalho maravilhoso não somente para o Brasil, mas também para a América do Sul." Em relação ao seu papel após o fim do seu mandato, Hobsbawm afirmou que, "claramente Lula está ciente de que entregou o cargo para um outro presidente e não pode parecer que está no caminho desse novo presidente".
"Acho que Lula deve se concentrar em diplomacia e em outras atividades ao redor mundo. Mas acho que ele espera retornar no futuro. Tem grandes esperanças para tocar projetos de desenvolvimento na África, especialmente entre a África e o Brasil. E certamente ele não será esquecido como presidente", disse.
Sobre o encontro, disse que foi uma "experiência maravilhosa", especialmente porque conhece Lula há bastante tempo. "Eu o conheci primeiro em 1992, muito tempo antes de ser presidente. Desde então, eu o admiro. E, quando ele virou presidente, minha admiração ficou quase ilimitada. Fiquei muito feliz em poder vê-lo de novo."o intelectual afirmou que não conhece Dilma Rousseff, só a conhece pelo que lê nos jornais e pelo que lhe contam, mas sabe da importância do Brasil ter a primeira mulher presidente.
"É extremamente importante que o Brasil tenha o primeiro presidente que nunca foi para a universidade e venha da classe trabalhadora e também seja seguido pela primeira presidente mulher. Essas duas coisas são boas. Acredito, pelo que ouço, que a presidente Dilma tem sido extremamente eficiente até agora, mas até o momento não tenho como dizer muito mais", falou.
Lula chegou na Inglaterra na noite de terça-feira (12). Além de Hobsbawm, ele teve nesta quarta um encontro com a presidente da ONG inglesa Oxfam, Barbara Stocking, que se dedica à busca de soluções para a pobreza no mundo. O tema da conversa foi sobre projetos na África.
Nesta quinta-feira (14), Lula dará uma palestra a empresários em um seminário promovido pela Telefonica em Londres. Ele pretende falar sobre as perspectivas de investimento no Brasil e sobre o fortalecimento da democracia na América do Sul, sem focar em um país específico.
O quase centenário marxista Eric Hobsbaw, faz este historiador ter a certeza neste encontro que os movimentos sociais estão em relativa cadência com o método cientifico de Marx. Portanto, o historiador , olha para Lula e só confirma como um profeta, e Lula, é um agente dinamizador do motor da história, o que significa que Hobsbawm é o teórico e Lula faz a prática e entre os dois a práxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário